Conversando sobre a ST

Hoje nós conversaremos com o Prof. Dr. Vitor Haase, ele falará sobre o prognóstico da ST.  Aquelas perguntas frequentes que são feitas sobre a ST serão, agora, respondidas pelo professor.

Prof. Dr Vitor Geraldi Haase
Médico Neurologista, professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFMG, coordenador do laboratório de Pesquisa: Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento - UFMG

Minha filha vai para a faculdade?

Se fizer o tratamento, a probabilidade é alta.

Minha filha vai poder casar?

Se fizer o tratamento, a proabilidade é alta.

Minha filha vai poder ter filhos?

Ter filhos não. Mas a probabilidade de que consiga casar, adotar  e constituir uma família é alta.

O risco de doença mental é mais alto na população com ST?

Não.

Quais são as dificuldades?

Cerca de 50% apresentam algumas dificuldades cognitivas, principalmente nas habilidades visoespaciais e matemática. Mas, dada a inteligência normal na maioria dos casos, estas dificuldades não impedem de fazer uma faculdade que exige pouca habilidade matemática, tais como Letras, História, Pedagogia, Turismo. Artes etc.

A timidez pode ser um traço de personalidade presente em um número considerável de meninas e moças com ST. Isto pode ser resolvido com tratamentos psicológicos adequados, principalmente terapia cognitivo-comportamental.

Qual é tratamento médico?

Prevenção de complicações, por exemplo, associadas a malformações.

Reposição hormonal, principalmente hormônio de crescimento e esteróides sexuais, inclusive masculinos. A reposição hormal se associa com normalização da estatura, melhoria da aparência, contribuindo para a normalização das características sexuais secundárias e o melhor funcionamento sexual. É possível também que a reposição hormonal contribuia para o desempenho cognitivo.

Qual é o papel da reposição com hormônios masculinos?

Os ovários, que estão ausentes ou atrofiados, na ST produzem não apenas hormônios femininos, mas também hormônios masculinos, os andrógenos, tais como a testosterona.

Os hormônios masculinos estão associados ao desenvolvimento de diversas características importantes, tanto cognitivas quanto sociais e emocionais. As funções mais estudadas se relacionam com as habilidades de orientação espacial e geográfica, raciocínio matemático, uma certa agressividade positiva ou assertividade e, inclusive, o desejo sexual.

Com os atendimentos médicos e psicológicos adequados, o prognóstico para a síndrome de Turner é muito favorável. Em casos nos quais a inteligência é normal, como acontece na maioria das pessoas afetadas, a condição é compatível com uma vida pessoal, familiar e profissional normal. Obviamente, a pessoa e a família precisam aprender a lidar com as limitações, como p. ex., a impossibilidade de gerar filhos, algumas características de personalidade e dificuldades de aprendizagem, principalmente da matemática, presentes em cerca de 50% dos casos. Do ponto de vista psicológico um trabalho preventivo de promoção da auto-estima é um aspecto fundamental.

8 comentários:

  1. Qual o grupo mais vulnerável pra a síndrome de turner?

    ResponderExcluir
  2. e possivel tomar hormonio se so se descbrir essa sindrome depois de adulta?

    ResponderExcluir
  3. mulheres com sindrone de turner tem desejo sexual?

    ResponderExcluir
  4. a falta de hormonio altera sua personalidade,tornando-a agressiva ou imatura?

    ResponderExcluir
  5. a mulhler com essa sindrone tem alguma diferença na pele ou cabelo ou unha?

    ResponderExcluir
  6. elas tem pre-disposiçao a ter sobre peso ou niveis elevados de colesterol,tigricerideos etc?

    ResponderExcluir
  7. Olha só, meu nome é Lidiane Lemos, tenho St e levo uma vida normal. Faço meus exames todos os anos para cuidar o colesterol, etc. E realizo reposição hormonal. Tenho uma vida sexual normal com meu marido, não sou agressiva nem imatura, mas todos dizem que tenho personalidade forte. Só tenho dificuldade em Matemática e nas exatas, aliás odeio essas matérias, acho que isso sim é herança do síndrome... espero ter ajudado... Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiane meu nome e ana cristina tenho 20 anos tbm sou diagnosticada com ST não to tendo acompanhado medico nenhum vários fatores que mim levarão a isso tenho algumas duvidas por ser uma síndrome rara e pouco comentada e nunca tinha visto nem conheço ninguém que tenha dai vi seu comentário e gostaria de conversar com vc meu face e Ana Cristina meu zap e 81991717254 se vc ver essa mensagem entre em contato comigo ficarei grata

      Excluir